ONLINE

Especialização em Ciências Cognitivas

As Ciências Cognitivas são um conjunto de conhecimentos que desenvolvem a capacidade das pessoas de entender as reações humanas e intervir sobre elas.

Isso vale tanto para as reações da pessoa que detém o conhecimento quanto para ajudar o outro a entender e lidar com as suas próprias reações. Elas servem de base a terapia cognitiva, que atualmente é a abordagem que se expande como forma de lidar com pensamentos distorcidos, emoções negativas severas e comportamentos autodestrutivos.


Nos dias atuais, não é só na psicoterapia que esse conhecimento se aplica. Ele pode ser utilizado em todas as relações humanas. Em profissões que trabalham diretamente com pessoas individualmente ou em grupo, esse conhecimento pode ser um diferencial na forma de lidar com os problemas comuns que surgem nos relacionamentos interpessoais. As ciências cognitivas nos ensinam a usar melhor as nossas capacidades mentais e emocionais para várias finalidades, possibilitando melhores resultados no desempenho em áreas do nosso interesse.
Os modelos cognitivos demonstram, com base científica, como o cérebro processa as informações que recebe do ambiente e como atribui significado a essas informações, muitas vezes gerando padrões negativos na forma de pensar, sentir e reagir aos eventos da vida. Esses padrões negativos prejudicam a comunicação interpessoal e a maneira como a pessoa lida com as dificuldades do dia-a-dia, tornando o indivíduo mais vulnerável às consequências físicas, emocionais e comportamentais do estresse, o que abrange todas as áreas da saúde.
O conhecimento desses modelos permite ao profissional de saúde identificar os seus próprios padrões cognitivos negativos a autodestrutivos, geradores de estresse e problemas físicos, bem como reconhecer esses padrões nos seus clientes, desenvolvendo ferramentas eficazes de intervenção sobre esses problemas. O resultado da aplicação desse conhecimento na prática é uma melhora na qualidade de vida, aumento da resiliência diante do estresse a que somos submetidos e uma maior capacidade de compreensão de processos mentais e emocionais dos clientes, permitindo condutas profissionais mais eficazes.

Público-alvo: psicólogos e médicos.
Em um mundo cada vez mais competitivo e estressante, as Ciências Cognitivas estão cada vez mais em evidência e servindo de base para muitas outras áreas do conhecimento principalmente nos campos da saúde e educação. Entender como o cérebro processa as informações do ambiente e, sob estresse, tende a criar círculos viciosos cognitivos geradores de comportamentos autodestrutivos em muitas pessoas, pode colocar o profissional de saúde em um novo patamar de autodesenvolvimento e de resultados técnicos.
Os conhecimentos adquiridos tornam o profissional mais apto para atividades como: entender as reações das pessoas e os processos mentais associados aos transtornos; mediar situações de conflito; intervir em situações de crise; motivar e lidar com resistências; estimular a resiliência nas pessoas; favorecer a interface entre grupos de trabalho; gerenciar equipes multidisciplinares; estabelecer um diálogo técnico com outros profissionais fomentando a interdisciplinaridade; e identificar, orientar e encaminhar pessoas com risco potencial para transtornos mentais.

Manual do curso


Entenda como funciona

Conteúdo Programático


Conheça os módulos deste curso

Mais informações


Entenda como funciona as aulas e tenha mais informações sobre os modelos de formação e especialização.



Endereço

Av. Fernando Ferrari, 1745, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria, RS
Vendas

(48) 3235-1545
(48) 99842-4994
Administrativo

(55) 3219-6359
Financeiro

(55) 3217-6575
Siga nossas redes

₢ 2023 Instituto Cognitivo - 19.612.350/0001-37. Todos os direitos reservados